Dúplex de carótida é um procedimento que utiliza ultra-som para detectar coágulos sanguíneos, placas de gordura e outros problemas de fluxo sanguíneo nas artérias carótidas. As artérias carótidas são localizadas no pescoço. Elas fornecem sangue ao cérebro.
Como é feito o exame:
O teste é feito em uma sala com pouca luminosidade, utilizando um aparelho de ultra-sonografia. Você será solicitado a deitar em uma maca e sua cabeça será apoiada para impedir que ele se mova. O médico aplica um gel hidrossolúvel em sua pele e posiciona delicadamente um aparelho portátil chamado transdutor sobre a área das artérias carótidas no pescoço. O dispositivo emite ondas sonoras de alta freqüência para as artérias em seu pescoço. O gel ajuda a transmiti-las. Estas ondas atingem os vasos sanguíneos e retornam, formando imagens de sua estrutura.
Orientações antes do exame:
Uma preparação especial não é necessária. O teste é não invasivo e indolor.
Indicações:
- Suspeita de trombose arterial;
- Pesquisa de estreitamento das artérias (estenose);
- Pós acidente vascular cerebral (derrame);
- Pós ataque isquêmico transitório (AIT);
- Outras causas de obstrução nas artérias carótidas;
- Investigação de um som anormal (sopro) sobre as artérias carótidas no pescoço;
- Acompanhamento após um teste anterior;
- Estratificação de risco e pesquisa de aterosclerose.
Resultados:
Um resultado normal significa que não há nenhum problema com o fluxo sangüíneo nas artérias carótidas. A artéria está livre de qualquer bloqueio, redução, ou outro problema. Um resultado anormal significa que existem perturbações no fluxo sangüíneo nas artérias carótidas. Este é um sinal de aterosclerose ou má formação do vaso sanguíneo.